Sabia que é fundamental declarar seus investimentos na bolsa de valores?

Dúvidas são comuns durante a declaração, o que deixam muitos investidores nervosos na hora de prestar contas à RF. Afinal, nem todo mundo sabe como declarar ações no Imposto de Renda. Como o Fisco compara as informações passadas pelas instituições financeiras com os valores declarados, não pode haver inconsistências na declaração, do contrário, você pode sofrer penalizações.

Por que declarar as ações no Imposto de Renda?

A Receita Federal é clara em suas definições. Quem realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas está obrigado a apresentar a Declaração de Ajuste Anual, referente ao ano-calendário em questão. Isso significa que você deve declarar, mesmo que não se encaixe nos demais requisitos da Receita Federal, como ter recebido rendimentos tributáveis acima do valor estabelecido.

O que acontece com quem não declara as ações no Imposto de Renda?

Quem não declara os investimentos no IR pode ficar com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em situação irregular. Com isso, você não poderá solicitar empréstimos, tirar passaporte ou prestar concurso público, por exemplo.

Todas as operações em bolsa são consideradas tributáveis?

Um item importante quando o assunto é como declarar ações no Imposto de Renda é saber que todos os ganhos obtidos no mercado de ações devem ser declarados. Mas isso não significa que é preciso pagar imposto sobre todas as negociações.